Posted by "O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons."


Hoje, no terceiro post de meu blog, venho aqui falar sobre a final da Copa do Mundo. Mas, amanhã vou começar a abodar outras coisas; assuntos mais inteligentes se preferirem, do interesse de todos.

Dia 11 de Julho de 2010. O dia da final da Copa da África do Sul, a copa de todo continente africano. Uma final que revelaria um campeão inédito. Holanda, pela terceira vez numa final, e Espanha, pela primeira vez.
Holanda ficou no quase em 1974 e 1978; na época da memorável Laranja Mecânica. E Espanha, estreante em finais. E mais uma vez, a Holanda bateu na trave. Jogo muito truncado, faltoso, violento. Neste jogo, tivemos um recorde de cartões amarelos em uma final, cheguei a perder as contas, o árbitro deve ter aplicado uns 8 ou 10 cartões amarelos e um vermelho.
No primeiro tempo o jogo teve boas chances para a Espanha, mas com muitas faltas. Já no segundo tempo o jogo melhorou, mas ficou mais violento. Segundo tempo muito corrido, com chances reais de gol para ambas as seleções. Mas, o 0 a 0 insistiu em permanecer no placar, e o jogo foi para a prorrogação. Pela segunda vez seguida (e na terceira vez na história) uma final de Copa do Mundo foi para a prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação, uma curiosidade. O capitão holandês Von Bronckhorst, foi substituído no primeiro tempo da prorrogação e Rafael Van der Vaart entrou em seu lugar. E ficou a dúvida: Será que Van der Vaart (que havia acabado de entrar) iria levantar a taça?. Mas... não aconteceu. Mesmo a Holanda sendo mais objetiva e mais veloz que subia ao ataque. A Espanha por sua vez tocava demais a bola, mas quando chegava, chegava com mais perigo. Mais ou menos aos 10 minutos do segundo tempo, John Heitinga, renomado zagueiro do Ajax, recebeu o segundo amarelo e foi expulso ao fazer falta em Iniesta. Com isso ficou um buraco na zaga da Holanda e aos 13 minutos da prorrogação, Iniesta recebeu passe de Fábregas após Van der Vaart cortar mal a bola, e atirou de primeira. Gol. Gol da copa, gol do título espanhol. España campeón del mundo de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário